domingo, 12 de julho de 2009

...há um vilarejo... ali em Salvador!

"Há um vilarejo ali
Onde areja um vento bom
Na varanda, quem descansa
Vê o horizonte deitar no chão
Pra acalmar o coração
Lá o mundo tem razão
Terra de heróis, lares de mãe
Paraiso se mudou para lá
Por cima das casas, cal
Frutas em qualquer quintal
Peitos fartos, filhos fortes
Sonho semeando o mundo real
Toda gente cabe lá, Palestina, Shangri-lá!

Lá o tempo espera
Lá é primavera
Portas e janelas ficam sempre abertas
Pra sorte entrar
Em todas as mesas, pão
Flores enfeitando os caminhos, os vestidos, os destinos
E essa canção tem um verdadeiro amor, para quando você for".

"A letra da música Vilarejo, de Marisa Monte, me remete a um lugar assim em Salvador. Lá, moradores de rua e um monge-peregrino "partilham" a vida, unidos por uma espiritualidade que os torna irmãos.Conhecer Henrique foi um sonho que realizei.
O primeiro contato que tive com o peregrino Henrique se deu através de um livro - Peregrinando ao encontro da Trindade - ha uns 8 anos atras. Este livro, escrito por ele mesmo, relata suas histórias nas ruas, as quais nos remetem ao Evangelho.

Quando li o livro gerei dentro de mim o sonho de conhecer Henrique. E fui então a Salvador dar vida a este sonho.
Henrique é um francês, tem mais ou menos uns 43 anos e ha 22 anos veio ao Brasil a fim de viver nas favelas de São Paulo como uma pessoa pobre, morando em um barraco pois queria viver a pobreza que o Evangelho pedia. Viveu feliz nesta vida por 2 anos quando então sentiu que Deus pedia algo mais dele: viver com o povo das ruas, sem nada, como peregrino, tendo uma vida de oração mais intensa.

E assim se fez. Henrique percorreu muitos lugares desse imenso Brasil, vivendo nas ruas, sendo acolhido algumas vezes por "camponeses", como ele mesmo fala, e deixando um rastro de Deus por onde passava e nas pessoas com as quais encontrava.Em Salvador sua história começa a mais ou menos ha uns 10 anos. Conviveu nas ruas com o povo de lá e a vida de oração ele vivia nos mosteiros e algumas casas religiosas, além das ruas, é claro.

O Bispo de lá, vendo a presença de Deus naquele homem oferece a Henrique e seus amigos moradores de rua uma Igreja abandonada. Lá Henrique e sua comunidade - A Trindade - passam a morar.Henrique não impõe nenhum tipo de conversão, o que ele faz é ajudar as pessoas a se organizar e a ter uma vida mais digna.

A passagem bíblica onde Jesus fala ao paralítico "Levanta e anda" é como se fosse um lema para todos sairem da condição de estarem deitados nas ruas e levantar-se para viver, indo em busca do que precisam....por isso canto: "...há um vilarejo ali...", ali em Salvador.

Vale muito ir lá e ver de perto tudo isso. Ver que é possível alguém viver hoje, no contexto em que estamos, uma liberdade que não tem preço, que não precisa de nada.

Meus olhos viram que é possível e meu coração sentiu que é verdadeiro.

Um bjo a todos!

Um comentário:

Ahab disse...

Oi Celamar.

Peço que confira o meu novo blog, pois roubaram a conta do meu antigo.

http://brainstorm-ride.blogspot.com/

Obrigado.