terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

...meu cajado...


Um símbolo forte que marcou minha infância foi o cajado. Toda vez que eu entrava na floresta da casa dos meus avós a primeira coisa que eu fazia era procurar um. Sempre era um pouco acima de meus ombros e me servia para abrir caminho, para me defender das vacas ou do mato alto a minha frente. Também cutucava os formigueiros das formigas "sasaras", que eram enormes ou até para tirar alguma fruta das árvores!

Gostava de sair no mato de manhãzinha, entrando nas portas do céu que o sol mostrava entre as árvores. Meu cajado era uma segurança para caminhar até elas. Meu primo e companheiro de aventuras, o Tuca, não tinha essa mania, o que ele fazia era subir rápido em árvores caso algum perigo surgisse. Eu me defendia com o cajado!

Corria os campos, saltitava pelas estradinhas, caminhava curiosa em meio ao mato... e meu cajado era também meu companheiro, meu brinquedo =)Ele era como uma extenção de meu corpo, meu braço, minha mão, meu dedinho de criança e seu toque nas coisas era quase que mágico. Nunca pensei na imagem de Jesus, o Bom Pastor, naquele tempo... nem sabia que Jesus também tinha seu cajado, como aparece nas imagens.

Até hoje tenho este costume de ter um cajado a mão cada vez que vou fazer alguma trilha ou mesmo quando retorno a casa de meus avós e vou andar no mato. E sempre tem um lá, me esperando! Hoje vejo como um símbolo de fé.

Um beijo a todos que passarem por aqui!

12 comentários:

Barbara disse...

O cajado não é apenas um objeto de utilidade.
É símbolo.
Toca no chão e em vertical aponta para o céu.
A mesma simbologia da flor de lótus para os hindus.
Não há céu sem a terra nem vice-versa.
"Viajar" nessa simbologia talvez elimine de nós muitas angústias.

Vanuza Pantaleão disse...

Drika, um beijo nessa tarde vou lhe dando...
O cajado é algo muito sério mesmo. Olhaí a nossa Bárbara falando a coisa certa.
Moisés venceu o do faraó que também dele fazia uso mágico.
Gosto daqui, gosto de ti!!!Bjsss

...Drika disse...

Barbara... vou viajar nesta simbologia, sim... vou pensar mais cobre isso, pesquisar =) Obrigada pela dica!

Vanuza... obrigada pelo beijo, pelas palavras complementares de Barbara. Tenho que me agarrar ao meu cajado para ser forte, amiga! to precisando...

Bjs no coração de vcs...

Eliana f.v. - Li Andorinha - disse...

Que imagem Linda nos deixa com esse teu texto Drika querida!
Que lembranças boas me trás
A minha diversão predileta quando criança era desbravar a natureza e seus encantos... junto de irmãs e irmãos...que deliciaaa!

Interessante sobre o cajado...
não tinha pensado nisto...

Que os anjinhos te proteja e fortaleça tua energia
minha querida Amiga

beijinhos ternos, mais abraço com carinho da Li

Eliana f.v. - Li Andorinha - disse...

Drika querida
Grata por tua presença e carinho em
teus comentários no meu jardim
É verdade...precisamos saber cantar
como os passarinhos
Só assim cessaria essa agressão
desmedida para com nossas árvores
Gosto quando aparece minha querida
Amiga...Seu canto é Lindo
Tens a delicadeza dos passarinhos Drika
Grata sempre sempre

Beijinhos em gorjeios de andorinha feliz e todo meu carinho
da Li

Angella Reis disse...

Lindas suas histórias, tão cheias de ternura e amor. Fez-me recordar tantas lembranças do passado, da minha infância querida.

É belo isso ligar todas as coisas a Deus, porque assim deve ser.Isso é bom, é muito bom. Olhar além do que se pode ver... que para muitos é uma simples vara, um pedaço de madeira, você conseguiu enxergar além, ver como um cajado, símbolo de segurança e fé. Obrigada pela partilha!

Jesus te abençõe, Dri =*

bjos nos seu coração

...Drika disse...

Li, querida... obrigada!!!

Angela... obrigada tbm! Jesus te cuide!

Bjs!

Ahab disse...

Eu vejo o cajado como uma interação do homem com a natureza.

O Homem não sobrevive sem essa interação, nós precisamos de tudo que a natureza nos oferece. Até aquele galho morto que veio do grande verde um dia brotou numa platinha verde e com um propósito, tornar-se um cajado para aqueles que dele necessitam. Isso mesmo, NECESSITAM.

Direto do Rio.
Beijinhos linda.

Eliana f.v. - Li Andorinha - disse...

Drika minha querida amiga,
está tudo bem?
Torcendo muito para que sim...
Que a mãe natureza esteja te envolvendo com carinho...
te deixo milhares de beijinhos
de super bem querer mais abraço
com ternura
da Li com saudades

Vanuza Pantaleão disse...

Passando para lhe dizer que acabei de me lembrar que do cajado de São José nasceram flores...lindo!
Beijinhos, amiga!!!

Vanuza Pantaleão disse...

Veja bem, Drika!
O cajado de José, se florisse, seria o Sinal de que ele seria o Protetor do nosso Mestre e de Maria.
Estava seco, ficou verde e deu flores. José foi o Pai mais amoroso que houve na terra. Sempre me emocionei com a sua história. Nada pediu, nada esperou, ensinou o ofício de carpinteiro a Jesus e sempre amparou sua família.
Final de semana de bênção!!!Bjsss

Whesley Fagliari disse...

Querida Drika,

Muito me encanta suas pegadas pelos espaços onde a poesia faz suas tatuagens... Lindo tudo aqui... Feito sempre!!!

Obrigado e parabéns pela inspiração tão manifesta e magnífica...

Luz e paz!!!

Com carinho,
Whesley Fagliari