sábado, 10 de abril de 2010

...arrumando a casa...


"Minha casa é uma casa pequenina
Cabem cinco mas abriga muito mais
Nas janelas tem um jogo de cortinas
Que tremulam qual bandeira pela paz."

Quando eu era criança gostava de brincar de 'casinha' com minhas amigas, primas, minha irmã e até meu primo Tuca. Minha parte preferida era arrumar, colocar as coisas no lugar, varrer e depois fazer 'comidinha' e brincar com as bonecas.
Fazíamos casinha em qualquer lugar: embaixo de árvores, nas pilhas de tijolos ou madeiras, embaixo dos pés enormes de aipim/mandioca, no viveiro de passarinhos do meu pai, no quarto, na sala, em baixo da mesa da cozinha... era aquele leva e trás de toalhas, lençóis (para fazer as paredes e o teto), almofadas, tapetes...

"Minha casa fica perto de outras casas
E na rua brincam trinta ou cem crianças
Na varanda, meus compadres e comadres
Tiram prosa repartindo as esperanças."

Embora tenha crescido junto com meus avós também, em um lugar que era meu 'sítio do pica-pau amarelo', nunca tive uma casa na árvore. As vezes que lá subia era para brincar de se esconder, para conversar com meu primo Tuca ou para pegar frutas.
Mas, nossa brincadeira de casinha era coisa séria, tínhamos responsabilidades por elas como gente grande mesmo. Nos visitavamos, cuidavamos dos nossos 'filhos', que as vezes eram as bonecas ou alguma criança mais nova. Acho que é por isso que quando crescemos falamos as verdades em tom de brincadeira porque na infância a brincadeira é levada a sério, faz parte do desenvolvimento da criança.

"Meu Senhor do céu
Que às aves deste um ninho
Onde sempre elas abrigam seis ou mais
Eu sou pobre, mas sou como os passarinhos
Tenho casa onde a gente vive em paz."

Quando fazíamos cabana eu lembro que mal podíamos entrar dentro delas de tão pequenas que eram e então ficávamos ao redor, mas era como se estivessemos lá dentro. Na verdade ela existia dentro dos nossos corações e era tão bom se reunir ali. Nunca ficavamos sozinhos.

Hoje, já crescida, vejo o quanto arrumar a casa é importante, não só para a aparência estética dela mas principalmente para que em seu interior cada coisa ocupe o seu lugar certo e haja uma harmonia.
A nossa 'casa-coração' é um lugar assim, que constantemente precisa ser arrumado, cuidado, arejado, com paredes claras, fogo no fogão a lenha para aquecer quando for frio e de brisa suave quando for verão ou primavera...ah, e com muitas flores, indicando que ali há vida.

Estou arrumando minha casa-coração. Como por aqui estamos na estação do frio, faço fogo no fogão a lenha e coloco pinhão na chapa... e o café é coado na hora para que o cheiro e o gosto sejam originais. Ela está aberta, embora a porta esteja encostada. E quem vier, de onde vier, que venha em paz!

Bjs na casa-coração de todos que passarem por aqui ;)

Obs.: Este post é em homenagem ao senhor Jota e sua filha Sandra, eles sabem porque =)
Os versos que coloquei são da música Aconchego, do padre Zezinho. Quem quiser ouvir e ver o vídeo, segue o link:
http://www.youtube.com/watch?v=45mHuQbA0ng

12 comentários:

Jota Sena disse...

Oi essa menina!

Que maravilha de lembrar os tempos de infância… Como é gostoso, quando lemos estes testos, citando as coisas boas vividas lá na mais branda inocência de uma criança.

Drika me desculpe, por eu não ter chegado por estes lados antes…
Agradeci os teus comentários e comentários lá no Lançando Palavras.
Mas os repito aqui. Meu muito obrigado por tua consideração e carinho que tens por nós.

Abraços de coração para coração para quem, tão bem a gente quer.

Até + Amiga‼!

Há‼! Esqueça esta formalidade de Sr, rs… Ble? Abraços Drika!

Anônimo disse...

Santo e Generoso Deus...Como é gratificante e espontâneo este querer bem...Menina,assim você me faz chorar,pois a Dnª emoção reside nesse coração que almeja sempre o melhor para os nossos 'irmãos de jornada'!
Nossa!Agradecer torna-se pouco,diante desta sintonia que nos envolve a alma...Mesmo assim,OBRIGADA...Por mim e por minha família!
Sua postagem hoje foi prá lá de propícia,pois quando os sobrinhos nos fazem as visitas do final de semana,a conversa da tia aquí geralmente é sobre a infância e as peripécias criativas...É ótimo recordar e perceber que aquele ciclo de vida valeu à pena e hoje sou só gratidão por acompanhar estes sobrinhos e interagir com eles,cada um em sua fase!
Pois é Drika,moramos no mesmo Estado...Nosso Município, é Joinville...Quêm sabe um dia nos encontraremos?!
Que nosso Poderoso Deus,lhe abençõe juntamente com sua família e que os anjos caminhem conosco pelo caminho!Ótimo domingão e té daquí à pouco!Bj

Pati Araújo disse...

Oi Drika, bom dia!!

Amei a sua postagem, também brinquei muito de casinha rsrs :]
Linda e merecida homenagem aos amigos Jota e Sandra, pessoas maravilhosas!
Drika, que Deus te conceda dias de saúde e alegria.

Beijos :)

Pelos caminhos da vida. disse...

Oração ao Amigo
Pai

Eu lhe peço que abençoe meu amigo que estiver lendo esta mensagem.

Faça-lhe uma nova revelação de Seu amor e poder.

Espírito Santo, peço-Lhe que ministre o espírito dele neste momento.

Onde houver dor, conceda-lhe Sua paz e misericórdia.

Onde houver dúvida, renove-lhe a confiança na Sua capacidade de operar através dele.

Onde houver cansaço ou exaustão, peço-lhe que lhe dê compreensão, paciência e força enquanto aprende a se submeter a Sua direção.

Onde houver estagnação espiritual, peço-lhe que o renove revelando Sua proximidade e atraindo-o para maior intimidade com o Senhor.

Onde houver medo, revele Seu amor e incuta-lhe Sua coragem.

Onde houver o obstáculo de algum pecado, revele-o e quebre o poder que estiver exercendo sobre a vida dele.

Abençoe suas finanças, conceda-lhe maior visão, levante líderes e amigos para dar-lhe apoio e encoraje-o.

Dê a ele discernimento para reconhecer as forças negativas que o rodeiam e revele o poder que tem no Senhor para derrotá-las.

Obrigado meu Pai...

(texto da net).

Uma boa semana.

beijooo.

Glorinha L de Lion disse...

Oi Drika, benvinda ao meu blog...pssa lá sempre pra tomar café com bolo quentinho junto comigo!
Tb gostei do seu! E adorava brincar de casinha, aliás, brinco até hoje...hehe...
Bjs.

Pati Araújo disse...

Oi Drika,

Adorei receber sua visita tão aconchegante lá no blog, quando aparecer por lá sinta-se à vontade.
Tenha uma ótima semana, repleta de coisas boas!

Beijos :)

Angella Reis disse...

Dri,

Adore ler estas memórias! É um texto belo e doce, tem gosto de infância =)

"O espelho e os sonhos são coisas semelhantes, é como a imagem do homem diante de si próprio", é do livro que estou lendo de Jose Saramago, lembou-me você.

Paz de Cristo! =*

Angella Reis disse...

Ah, quando puder venha conhecer Contos Reunidos, acho que vai gostar.

Bjo

Vanuza Pantaleão disse...

Drika, queridinha minha!
Que terna homenagem!
Nessa casinha-coração eu quero também morar. Bem, acho que já moro, rsrs. E você brinca também na minha alma.
Aquele texto é assim mesmo, meio misterioso e fantasmagórico, mas são só metáforas, nada mais...
Luz e muito amor nesse final de semana!!!Bjsss

Eliana f.v. - Li Andorinha - disse...

Drika minha doce amiga
Grata... teu abraço é tudo de bom!
Adoro te encontrar no meu jardim
Me deixou emocionada com tuas palavras
Até fiquei meio perdida no que te dizer viu...risos
Você é assim minha querida amiga... uma fadinha que pinta os jardins com a poção mágica do seu bem querer

Grata pelo olhar tão carinhoso para meus versos
Uma alegria ter a tua companhia nesse mundo encantado...pois sei o tanto que ama e reverencia a beleza do universo e tudo o que a natureza nos oferece de presente

É Lindo o teu jeito de ser Drika... tens uma sensibilidade que espanta... sem medo de deixar solta a imaginação!
Já me vi com asas te convidando para um passeio pelas florestas...
explorando cada cantinho com a curiosidade de criança...risos...

beijinhos de carinho infinito da Li que te admira muito e te quer bem

Eliana f.v. - Li Andorinha - disse...

Belíssima e bem merecedida homenagem Drika!
ficou lindo a maneira como fez.. intercalando os versos com teu texto
tua casa coração é bem especial e tua alma puro carinho querida amiga!

Que deliciosas lembranças me trouxe
Brinquei muito de casinha com minhas irmãs e irmãos... as cabanas só em fazer já era um senhor evento né...risos

(Drika querida estou demorando um pouco para responder pq meu computador está com problemas)

beijinhos em gorjeios de passarinho
da Li

Paula: pesponteando disse...

Olá Drika,

Léo deixou um comentário em meu blog, citando vc. Fiquei curiosa...e agora vc chegou em minha casinha tbm..Seja bem vinda!
Adorei seus cantinhos, um lugar para cada coisa...mas este, me cativou um pouco mais, talvez por este gosto de infância q tanto gosto. Este texto me fez viajar alguns aninhos até minhas brincadeiras de casinha...e acompanhada da bela poesia musicada de pe. Zezinho...ficou mais gostoso ainda...
bjs