quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Ensinar: uma arte de amar!


Todos os dias para mim são diferentes embora a rotina seja a mesma: ir para uma escola municipal onde trabalho. São oitocentos e tantos alunos e eu conheço cada um deles!
Nessa "arte de amar ensinando ", quem mais aprende e é amada sou eu.
Vejam só:
- Não sou mãe, mas sinto nos bracinhos de Larissa quando ela me abraça apertado um amor filial e maternal que só ela me transmite e me faz sentir;
- Admiro a responsabilidade prematura dos irmãos Mateus e Robert, tão jovens, ensinando-me com humildade e pureza o que é ter uma família unida;
- Divirto-me com Lucas e Bruno nas contações de história que ambos fazem nas salas primárias e me emociono vendo-os alegrar os pequeninos do pré;
- Tem o pequeno e desafiante César, criatura fantástica, inteligentíssimo e indomável para os parâmetros escolares "normais". Adoro conversar com ele;
- E o majestoso José... tão pequenininho e tão esperto! Todos os dias ele passa conversar comigo, as vezes até parece gente grande, e acho uma graça quando ele me chama de "o biblioteca", porque ele quase sempre esquece meu nome. Ele é um encanto;
- Há também um menininho sério chamado Maico que vive lendo de tudo e que sempre me ajuda no que precisa. Diz ele: "vou ser advogado quando crescer, minha mãe vai pagar um curso pra mim"... e olha, ele vai conseguir mesmo pois dentro dele há um censo de disciplina, caráter, responsabilidade e honestidade que não se aprende nos bancos universitários, isso já está dentro dele. Admiro a pessoa que esse menino já é;
- E tem a doce Daiane, menina meiga e companheira que me faz uma falta enorme quando não aparece. Vai ser uma eterna amiga;
- Isso sem contar o Alisson, o Estêvão, o Gilberto e mais uma turma que adorammm nos fazer rir por motivos tão bobos mas que nos arrancam risadas gostosas, verdadeiras...

Sinto nessa troca de atenção, de compreensão e de afetos a melhor recompensa do mundo e ser professora é uma das coisas mais belas que já exerci.
Meus alunos são os meus tesouros, com certeza, porque eles me fazem ser sempre melhor do que sou a cada dia. Ahhh, e eu adoro ser chamada de "prof" quando eles me encontram por aí ;)

Um beijo a todos que passarem por aqui e um abraço a todos os "prof" ;)

Obs.:O que escrevi aqui é o que vivo todos os dias na minha arte de amar sendo professora. Substituí os nomes das crianças por serem de menor.

12 comentários:

Barbara disse...

O talento para o labor.
Com certeza, você faz a diferença.

Ahab disse...

É... pena que os professores de hoje em dia não estão mais sendo respeitados em salas de aula. Você dá sorte de pegar uma turminha de crianças. Mais eu conheço professores que lidam com adolescentes e são sujeitos a ofensas das mais variádas possíveis e ainda tem de ouvir dos pais que educação se aprende na escola. Triste.

Crianças faz um bem danado. As vezes eu não tenho paciência com o meu sobrinho, mais eu vejo desenhos e seriádos com ele. Quando eu converso com ele eu me sinto criança e me ponho a bater papo de criança com ele. Nossa alma já adulta não se esquece de nossa infância.

Me deu uma vontade de brincar de corrida de tampinhas de garrafa. Bulica (Que é com bolas de gude), saudades dos meus Legos, onde eu era o engenheiro máximo e criáva altas máquinas. E a minha brincadeira favorita na infância era brincar de ônibus. Até hoje eu tenho um desejo inconcebível de ser motorísta de ônibus. KKKKKKKKK Quem sabe? Há vocação para tudo não é?

Direto do Rio.
Beijão linda.

...Drika disse...

=) Realmente, Léo e Barbara, há vocação para tudo, graças a Deus!
Sabe que eu já fiz muita coisa nessa vida mas ser professora é a que mais gosto, que mais me recompensa por dentro, na minha alma. Amo estar com as crianças, com os adolescentes... rimos muito juntos, nos conhecemos de uma forma tão espontânea...=)

Quando eu era criança eu brincava de ser professora também, mas lembro que brincava de escrever, muito! E isso é o que mais gosto até hoje.

Léo, brinca mais com seu sobrinho, viu? Curta ele o quanto vc puder e continue depois q ele for grande tbm, vale sempre!

Bjs... e não deixe de realizar seus sonhos, viu?

Ahab disse...

Cadê o outro Blog que tu falou que ía fazer?

...Drika disse...

Oi Léo...ta no meu perfil... Memórias Oníricas... veja lá!
Bj... =)

Ahab disse...

Moça... Passa no meu Blog.

Beth Cerquinho Artesanando a Vida!! disse...

Oi amada..cheguei aqui por recomendação do meu amigo Léo e amei viu!! Já fiquei com vc..rss
Bjka e parabéns

...Drika disse...

Bem vinda, Beth! Este espaço partilho com carinho com todos. Que bom que você veio =))
Bjs!

Eliana f.v. - Li Andorinha - disse...

Ola Drica!
A energia do teu blog é linda!

Parabéns pelo seu trabalho com as crianças que para mim..são Divinas!

Gostei de ler teus textos...tem a leveza dos bons sentimentos!
Parabéns e grata por compartilhar
beijos da Eliana

...Drika disse...

Obrigada Eliana, tbm gostei dos seus... adoro literatura tbm!
Abraços!

Vanuza Pantaleão disse...

Oi, que boa surpresa o Léo nos reservou: uma Mestra que sabe e gosta muito de ensinar.
Deus a abençoe!!!Bjsss

...Drika disse...

Oi Vanusa, bem vinda por aqui e em todos os outros blogs que tenho, se gosta do mundo onírico passe por meu perfil e de uma olhadinha lá também e partilhe seus sonhos também =)
E quanto a ser mestra... ahhh, sou aprendiz =))

Bjs! Deus te cuide!