domingo, 11 de outubro de 2009

...faça o que o mundo não faz...


Esta frase vem soando como um sino dentro de mim há dias: Faça o que o mundo não faz!
Diante das alegrias e dores da vida e das pessoas, recebo este convite diário...e isso as vezes custa tanto:
Custa o mergulho profundo ou o voar alto...
Custa o não se contentar apenas com o que é da superficie da vida, das pessoas...
É preciso mergulhar no outro e em si mesmo e nesse mergulho ver tudo e, mesmo assim, continuar amando. Odiar é tão mais fácil as vezes porque não dói. O ódio não dói, não nos lapida. Ele "se põe" para fora e pronto!
Amar, não! Amar é ir até o fim, com tudo!

É fazer como Jesus, na maioria das vezes e ficar as margens da vida das pessoas. Saber passar, saber estar, saber não estar também na vida do outro... e isso dói porque a tentação é sempre querer estar no centro da vida de alguém ou então "dar o troco", como muitos dizem.
Amar as margens é um amor exigente que só sabe sua profundidade quem já provou de sua dor e delícia - como diz o poeta,e sabe acompanhar o ser amado de longe, muitas vezes no silêncio, na presença espiritual ou até no "vagão" da vida de outro alguém.

A vida se espanta com o poder suave da alma, sua força doce e incansável e seu amor profundo, abismo de coisas lindas... Quem ama e é amado entende essa força. Sabe que ela é assombrosa e inexplicável. Talvez uns aprendem porque amam assim e outros porque são amados assim.
Mas porque a vida se espanta? Toque com carinho em uma criança que é só maltratada que você perceberá.
Vale a pena mergulhar na alma do outro. Custa muito fazer porque exige paciência e muitas mortes e ressurreições, mas é isso que faz a diferença. É isso que não nos separa nunca, que faz do longe um lugar que não existe - como poetizou Richard Back.

Façam o que o mundo não faz... façamos. E logo não estaremos mais aqui porque teremos aprendido o que precisavamos aprender: amar!

Um abraço de coração a todos que passarem por aqui!

4 comentários:

Ahab disse...

Quando você falou da criança maltratada eu tomei por mim a consciência de tuas palavras, tão fortes e belas... é como se mostrasse com uma visão caridosa e bondosa como o mundo está dificultoso perante nossa alma.

Por vezes eu penso estar sendo maltratado mentalmente pela sociedade, e me vem a mesma frase que veio a tí... Fazer aquilo que os outros não fazem.

Esse é um diferencial que todos deveriámos ter. Essa personalidade.

Sempre que venho aqui toca-me algo fundo no meu coração e eu repenso um monte de coisas. Que bom que eu venho aqui. Não posso deixar de vir.

Direto do Rio.
Beijos linda. Moça de paz.

...Drika disse...

Léo, serás sempre bem vindo por aqui=)

É, esta frase me coloca na parede cada vez que quero fazer as coisas por mim mesma.
A sociedade nos maltrata sem dó, mas devemos surpreendê-la com o reverso. Padre Zezinho tem uma frase que diz o seguinte a respeito de Jesus: "(...) mas o mundo ainda tem medo de Jesus, que tinha tanto amor". Viu?;)


Abraços de SC!

Unknown disse...

Bu,

Vi que nossas conversas se transformas em profundas reflexões e ainda servem de parâmetros para outras pessoas.

Fico feliz por isso. No escrever, você lapida o pensamento e, ao fazer isso, dá a forma do amor em palavras.

Parabéns!

Ahab disse...

A frase do Zezinho é muito boa hein. rsrs... E certeira.

Moça Drika... Está no meu bloquinho de anotações que eu vou recomendar o teu blog para todos os visitantes do meu.

Motivo?

É o amor que emana daqui... Acho que todos deveriam passar aqui ao menos uma vez por semana. rsrs...

Beijos linda.